segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Só um de cada vez











OM - Purifica o corpo
MA - Purifica a palavra
NI - Purifica a mente
PAD - Purifica as emoções
ME - Purifica as condições latentes


HUM - Purifica o véu que encobre o conhecimento















eu diria que ainda trago a primavera nos olhos, coleciono palavras, sei rezar e vivo criando decretos para mim mesma.  não, descobri nada e nada inventei, apenas estou tentando implementar o que me ensinam e descobri que andava adormecida. então, comecei por dizer de uma forma clara a palavra referente ao instante que estava vivendo, por exemplo: se estou caminhando ,digo calmamente e conscientemente “caminhar”, se estou escrevendo digo  “escrever”, se estou descascando um abacaxi , digo  “abacaxi” e sinto seu cheiro. sempre fui avessa a rotina. mas tenho percebido que muitas vezes faço as coisas no automático. creio que pelo fato de que todos nós somos bombardeados por tantos estímulos, a nossa mente salta incessantemente de assunto para assunto e facilmente nos distraímos. a diferença entre dizer estas palavras e simplesmente fazer o que sempre fazia, reside no fato de que, de repente, estava plenamente presente e desperta, como se estivesse fazendo todas aquelas atividades pela primeira vez, inclusive os meus olhos estavam mais focados e concentrados no instante, sem pensar nem deambular por outro assunto, só um de cada vez.  a sensação é interessante  de estar observando  o que se sempre se viu mas afinal não se viu. dificilmente as palavras fazem justiça ao que se sente, se aprende ou se descobre. por isso  aprendo a viver o instante aqui-agora.  aprendo contar minhas bênçãos  e depois, sei agradecer...





11 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Olá Margot

Se está BRILHANTE, mais palavras para quê?
Texto profundo, verdadeiro, a merecer reflexão sobre factos e coisas.

Fique feliz
Deixo abraço
************************
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

chica disse...

Maravilha,Margoh e esse mantra faz bem! Gosto muito de te ler.SEMPRE! beijos,chica.Linda semana!

Rovênia disse...

Um e depois outro. A paciência, a observação, a dedicação. Uma cadeia de acertos! A gente precisa exercitar! :)

José Carlos Sant Anna disse...

Sempre uma coisa de cada vez sempre que possível para que possamos fazê-la bem, se não a mão se dispersa na folhagem... e fica exausta.
beijo,

Rovênia disse...

Um e depois outro. A paciência, a observação, a dedicação. Uma cadeia de acertos! A gente precisa exercitar! :)

Cidália Ferreira disse...

Olá Boa noite

texto fantástico, gostei

beijos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

lis disse...

tem dias que nao conseguimos manter concentração alguma, mas ando tentando amiga
se tens primavera nos olhos ? claro que sim ... rs
e as palavras fluem trazendo calma como um mantra.
brigadinho

Pedro Coimbra disse...

Viver um momento de cada vez e com intensidade - é esse o segredo (simples?) para ser feliz.

Severa Cabral(escritora) disse...

BOM DIA QUERIDA !
VENHO AQUI TE ABRAÇAR E BEBER TUAS LINDAS PALAVRAS...BJS

mム尺goん disse...

"Quando o Mestre Zen diz, “Esqueça suas dúvidas e beba uma xícara de chá,” ele está dizendo: “Melhor ficar mais atento, não se prenda a essas coisas sem sentido. Nada disso irá lhe ajudar.



http://www.osho.com/Main.cfm?Area=Magazine&Sub1Menu=Tarot&Sub2Menu=OshoZenTarot&Language=Portuguese

UIFPW08 disse...


Nada como deixar o supérfluo de parte e centrarmo-nos na essência
Bjs
Morris