sábado, 7 de setembro de 2013

O dia em que o header sumiu!










Lá em casa, eu adorava ver meu pai destacando da "Folhinha do Sagrado Coração de Jesus"  e lendo em voz alta os pensamentos e o nome do santo do dia. Depois, quando adolescente eu gostava de saber as origens e os significados dos nomes das pessoas. Os almanaques traziam essas curiosidades, e era neles que muitos iam buscar inspiração para batizar os filhos. Procuravam significados e sons que funcionassem como um bom presságio. Hoje, qual o sentido de nomes que se vão fundindo por aí?: Francisbel, Francislene, Richarlyson... Sim, há nomes antigos que são fusões, como Marinês – mas são fusões eufônicas, consagradas. Por que inventar coisas esquisitas? Precisa?  O sobrenome Sarney, dizem, foi invenção: juntaram o som do inglês "sir" com Ney. Sabe-se lá. Parece explicação para forró, que, segundo alguns, seria como os nordestinos entendiam o "for all" dos soldados americanos acantonados em Natal durante a II Guerra.

Na literatura é diferente. Autores inventam para suprir, para exprimir o que não encontraram escrito. Você não acha no dicionário a palavra sagarana. Guimarães Rosa a inventou depois de procurar muito tempo um título para o seu primeiro livro de contos. Juntou a palavra nórdica "saga" (radical germânico, de significado próximo a epopéia) com o sufixo "rana", do tupi, que significa à maneira de, ou com jeito de. Sagarana: à maneira de epopéia.


Na verdade o que eu queria  era reivindicar ao blogger o meu header [o nome "fiapos de Sonhos"] que hoje misteriosamente sumiu do cabeçalho e não ha meio de traze-lo de volta. Alguém saberia me explicar este fenômeno??? ( consegui de volta quando coloquei uma imagem de fundo). Ainda não entendi....



( para quem gosta , achei a Folhinha Virtual do Sagrado Coração de Jesus   aqui)




4 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Boa tarde

Texto/Poema maravilhoso de arte e beleza

Tomo a liberdade de desejar um fim de semana muito feliz, onde a Saúde, a Paz e o amor, estejam presentes
************************
Querendo, visite(m)
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

chica disse...

Lembro bem dessa folhinha e sempre interessante lê-la e te ler! Tomara volte tudo por aqui!!! beijos, paciência sempre provada pra ver se estamos melhorando,rs chica

Arnaldo Leles disse...

É... Isto aconteceu comigo ainda nesta semana.
É desagradável!
Podiam não ser tão radicais.
Abr!

Rovênia disse...

Muita gente erra meu nome e não me importo. O que me chateia é quando perguntam se é inventado. Não me chatearia se fosse realmente uma invenção, o que não é, mas as pessoas querem saber se é junção de nomes. É muita pobreza imaginativa, não?

Quanto à Sagarana, é nome inventado, fruto da genialidade de Guimarães Rosa. Aliás a obra inquietou Graciliano Ramos que ficou a matutar sobre a originalidade do novo escritor, ainda desconhecido. Ele havia desaprovado o texto para publicação de novos talentos. Arrependeu-se bem a tempo! :)